O Verão é a altura em que produzimos mais resíduos. APA apela à separação do lixo

A Agência Portuguesa do Ambiente intensifica no Verão a campanha “Vamos lixar o lixo”, criada para mudar hábitos de reciclagem e reduzir a dependência dos aterros sanitários.

O Verão é a altura em que produzimos mais resíduos. APA apela à separação do lixo
A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) vai assinalar o início do Verão com uma acção de comunicação e sensibilização que percorrerá seis distritos do país, de Coimbra a Portimão, para alertar para o aumento da produção de resíduos urbanos nos meses mais quentes. A iniciativa integra a campanha “Vamos lixar o lixo”, lançada pela APA em Dezembro de 2025, com uma duração prevista de 15 meses e um investimento de 4,3 milhões de euros, num esforço assumido pela agência para alterar hábitos de separação e reciclagem e reduzir a dependência dos aterros sanitários.

O novo momento da campanha surge num período que a APA identifica como o mais crítico do ano para a produção de lixo em Portugal. Segundo os dados divulgados pela agência, entre Junho e Setembro de 2025 foram produzidos mais de 1,8 milhões de toneladas de resíduos urbanos, tendo apenas o mês de Agosto ultrapassado as 480 mil toneladas. A APA sustenta, por isso, que os meses de Julho e Agosto constituem o período mais problemático, contrariando a ideia de que o Verão representa uma pausa também no impacto ambientam associado ao consumo.

“Ao contrário do que nos diz o senso comum, o Verão é regularmente o período com maior produção de resíduos em Portugal. Este ano, é expectável que esta tendência se mantenha. No entanto, importa sublinhar que o lixo não faz pausa nem descansa durante o Verão”, afirma José Pimenta Machado, presidente da APA, citado num comunicado divulgado esta segunda-feira. A intenção, acrescenta, é envolver “as comunidades num problema que é de todos, do Algarve ao Minho”.

É neste enquadramento que a APA concentra agora a mensagem no período das férias, quando famílias e grupos de amigos passam mais tempo reunidos, em casa ou fora dela, e em que, segundo a agência, a correcta separação dos resíduos não deve ser interrompida. A campanha procura sublinhar que o aumento sazonal da produção de lixo exige maior atenção aos comportamentos quotidianos, desde o consumo até ao encaminhamento adequado dos materiais para reciclagem.

O “mural das desculpas”

A acção no terreno assume a forma de uma digressão (“roadshow”, nas palavras da APA) a bordo de um camião itinerante, com passagem prevista por Coimbra, Aveiro, Braga, Castelo Branco, Évora e Portimão, ao longo de 18 dias. A iniciativa inclui um quiz sobre separação de resíduos, um simulador de consumo sustentável destinado a identificar o perfil do consumidor, oficinas de criação de obras de arte com materiais reciclados e jogos dirigidos a diferentes faixas etárias.

A digressão será ainda acompanhada por um “mural das desculpas”, onde serão reunidas, em cada paragem, justificações apresentadas pela população para não separar correctamente os resíduos. A APA apresenta esta componente como um mecanismo provocador, pensado para confrontar a banalização do problema e desafiar a população a “justificar menos e a reciclar mais”.

O calendário divulgado pela agência começa em Coimbra, entre 19 e 21 de Junho, na Praça da República, seguindo depois para Aveiro, entre 26 e 28 de Junho, Braga, entre 3 e 5 de Julho, Castelo Branco, entre 10 e 12 de Julho, Évora, entre 17 e 19 de Julho, e Portimão, entre 24 e 26 de Julho. Em todas as cidades, a acção decorrerá à sexta-feira entre as 09h00 e as 18h00, ao sábado entre as 09h00 e as 20h00, e ao domingo entre as 11h00 e as 18h00.

A iniciativa inscreve-se numa estratégia mais vasta da agência para enfrentar um problema que classifica como estrutural. No momento de lançamento da campanha, a APA assumiu como objectivo criar um “movimento social” capaz de modificar os comportamentos dos portugueses perante os resíduos, num país onde a recolha selectiva permanece praticamente estagnada e a deposição em aterro continua a ter um peso elevado.

“O apelo da APA é claro: vamos separar o lixo antes que o futuro se lixe”, afirmou então José Pimenta Machado relativamente à campanha Vamos Lixar o Lixo.

Os dados da própria APA apontam para uma falha persistente na separação na origem, em particular no caso dos biorresíduos. Segundo a agência, Portugal não separa anualmente 1,3 milhões de toneladas de restos de comida. Para o presidente da APA, “a produção de resíduos aumenta todos os anos, a recolha selectiva está praticamente estagnada e a dependência dos aterros é ainda muito elevada”, o que faz do sector dos resíduos “um dos maiores desafios ambientais do país”.

Fonte

Campanha nacional da APA sobre reciclagem arranca em Coimbra

A Praça da República, em Coimbra, vai receber entre os dias 19 e 21 de junho uma ação de sensibilização da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) dedicada à correta separação de resíduos urbanos. A iniciativa integra a campanha nacional “Vamos Lixar o Lixo” e assinala o início do verão, período em que habitualmente se regista um aumento da produção de resíduos em Portugal.

A ação será desenvolvida através de um camião itinerante, designado “Roadshow”, que percorrerá seis distritos do país. Coimbra é a primeira paragem da iniciativa, que passará ainda por Aveiro, Braga, Castelo Branco, Évora e Portimão.

Durante os três dias, o espaço contará com diversas atividades dirigidas ao público, incluindo um questionário sobre separação de resíduos, um simulador de consumo sustentável, workshops de reutilização de materiais reciclados e jogos destinados a diferentes faixas etárias.

A iniciativa inclui também um “mural das desculpas”, onde serão reunidas algumas das justificações mais comuns para não reciclar, procurando incentivar comportamentos mais responsáveis na gestão dos resíduos.

Segundo a APA, entre junho e setembro de 2025 foram produzidas mais de 1,8 milhões de toneladas de resíduos urbanos em Portugal, sendo agosto o mês com maior volume registado, ultrapassando as 480 mil toneladas.

A campanha pretende alertar para a importância de manter a separação adequada dos resíduos também durante o período de férias, contribuindo para o seu encaminhamento para reciclagem e para a redução do impacto ambiental.

O “Roadshow” estará na Praça da República na sexta-feira, das 9h00 às 18h00, no sábado, das 9h00 às 20h00, e no domingo, das 11h00 às 18h00. A participação é gratuita.

Fonte

Agência Portuguesa do Ambiente lança roadshow nacional para combater aumento de resíduos no verão

Campanha passa por Braga em julho e alerta para a importância da reciclagem durante o período de férias.

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) vai percorrer seis distritos do país com uma ação de sensibilização destinada a combater o aumento da produção de resíduos durante os meses de verão. A iniciativa integra a campanha “Vamos Lixar o Lixo” e pretende promover comportamentos mais responsáveis na separação e encaminhamento de resíduos para reciclagem.

De acordo com a APA, entre junho e setembro de 2025 foram produzidas mais de 1,8 milhões de toneladas de resíduos urbanos em Portugal, sendo agosto o mês com maior volume registado, ultrapassando as 480 mil toneladas. Face a esta realidade, a agência pretende alertar a população para a necessidade de manter hábitos de reciclagem também durante as férias.

A campanha será desenvolvida através de um “Roadshow” itinerante que passará por Coimbra, Aveiro, Braga, Castelo Branco, Évora e Portimão. Em Braga, a ação decorre entre os dias 3 e 5 de julho.

O espaço móvel contará com várias atividades interativas, incluindo um quizz sobre separação de resíduos, um simulador de consumo sustentável, workshops de reutilização de materiais reciclados e jogos destinados a todas as idades. Um dos destaques será o denominado “Mural das Desculpas”, onde serão reunidas justificações frequentemente apresentadas para não reciclar, procurando desafiar os participantes a adotarem comportamentos mais sustentáveis.

O presidente da APA, José Pimenta Machado, sublinha que o verão continua a ser o período do ano com maior produção de resíduos no país, lembrando que a gestão responsável do lixo não deve ser interrompida durante as férias.

A iniciativa decorrerá ao longo de 18 dias, com entrada livre, procurando envolver as comunidades locais numa reflexão sobre os desafios ambientais associados ao consumo e à produção de resíduos.

Fonte

Agência do Ambiente alerta para urgência de separação adequada do lixo no verão

Campanha “Vamos Lixar o Lixo”, que começou no início do ano, vai percorrer seis distritos do país com uma ação de informação e sensibilização.

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) alertou hoje para a urgência de uma separação adequada do lixo nas férias de verão, altura em que mais se produzem resíduos urbanos, quase dois milhões de toneladas.

Assinalando o começo do verão, a APA, no âmbito da campanha se sensibilização “Vamos Lixar o Lixo”, que começou no início do ano, vai percorrer seis distritos do país com uma ação de informação e sensibilização, apontando que é agora que mais lixo se produz e agosto é o pior mês.

No ano passado, entre junho e setembro, foram produzidos mais de 1,8 milhões de toneladas de resíduos urbanos, sendo que apenas em agosto, Portugal produziu mais de 480 mil toneladas, justificou a APA num comunicado hoje divulgado.

Sendo os meses de julho e agosto os mais críticos o novo momento da campanha quer alertar para a necessidade de uma separação adequada dos resíduos mesmo em modo de férias e promover comportamentos responsáveis.

“Neste período sazonal, em que famílias e amigos estão reunidos, em casa ou em passeio, não deve ser interrompida uma correta separação dos resíduos, de forma a reduzir o impacto ambiental”, salientou a APA no comunicado.

A nova ação da campanha “Vamos Lixar o Lixo” consiste num camião itinerante de onde partem iniciativas com as quais se convidam as comunidades a refletir sobre a importância da separação de resíduos.

“Ao contrário do que nos diz o senso comum, o verão é regularmente o período com maior produção de resíduos em Portugal. Este ano, é expectável que esta tendência se mantenha. No entanto, importa sublinhar que o lixo não faz pausa nem descansa durante o verão. Com esta ação, esperamos envolver as comunidades num problema que é de todos, do Algarve ao Minho,”, disse, citado no comunicado, o presidente da APA, José Pimenta Machado.

O ‘roadshow’ integra um teste sobre o conhecimento da população sobre a adequada separação de resíduos, um simulador de consumo sustentável que identifica o perfil do consumidor, oficinas para a criação de obras de arte com materiais reciclados, ou jogos. Integra ainda um “mural das desculpas”, com as desculpas muitas vezes apresentadas para não se separar corretamente os resíduos.

A campanha “Vamos lixar o lixo” continua até ao fim do ano.

A APA, um instituto público integrado na administração indireta do Estado, é a entidade responsável pela implementação das políticas de ambiente em Portugal, com competências de monitorização, planeamento e avaliação, licenciamento e fiscalização.

Fonte

APA alerta para pico de produção de resíduos urbanos no verão com ação de sensibilização pelo país

Agência Portuguesa do Ambiente (APA) assinala o início do verão com uma ação de comunicação, sensibilização e informação para combater o excesso de produção de resíduos em Portugal, que vai percorrer seis distritos do país, de Braga a Portimão. 

Em 2025, entre junho e setembro, foram produzidos mais de 1,8 milhões de toneladas de resíduos urbanos, sendo que apenas em agosto, Portugal produziu mais de 480 mil toneladas. O novo momento da campanha “Vamos Lixar o Lixo” pretende alertar para a época do ano em que se verifica um maior aumento na produção de resíduos, uma vez que os meses de julho e agosto constituem o período mais crítico em Portugal, sendo agosto o mês com maior volume de resíduos produzidos.

Neste contexto, a APA alerta para a urgência de uma separação adequada dos resíduos durante o período de férias de verão, promovendo comportamentos responsáveis que permitam o seu adequado encaminhamento para reciclagem. Neste período sazonal em que famílias e amigos estão reunidos, em casa ou em passeio, não deve ser interrompida uma correta separação dos resíduos, de forma a reduzir o impacto ambiental.

A ação de sensibilização da APA neste verão consiste num camião itinerante – “Roadshow” – que convida as comunidades a refletirem sobre a importância da separação de resíduos. A campanha, com a duração de 18 dias, vai percorrer as cidades de Coimbra, Aveiro, Braga, Castelo Branco, Évora e Portimão.

“Ao contrário do que nos diz o senso comum, o verão é regularmente o período com maior produção de resíduos em Portugal. Este ano, é expectável que esta tendência se mantenha. No entanto, importa sublinhar que o lixo não faz pausa nem descansa durante o verão. Com esta ação, esperamos envolver as comunidades num problema que é de todos, do Algarve ao Minho.”, refere José Pimenta Machado, Presidente da APA.

O reboque sustentável do “Roadshow” integra um quizz que testa o conhecimento da população sobre a adequada separação de resíduos, um simulador de consumo sustentável que identifica o perfil do consumidor, workshops para a criação de obras de arte com materiais reciclados, diversos de jogos dirigidos a toda a família, entre outras ativações.

O “Roadshow” é ainda acompanhado por um mural que, em cada paragem, reúne as desculpas apresentadas para não separar corretamente os resíduos – o mural das desculpas. Este mural provocador pretende desafiar a população a justificar menos e a reciclar mais.

Paragens do “Roadshow”:

19 a 21 de junho – Coimbra (Praça da República)

26 a 28 de junho – Aveiro

3 a 5 de julho – Braga

10 a 12 de julho – Castelo Branco

17 a 19 de julho – Évora

24 a 26 de julho – Portimão

A ação decorre em todas as cidades identificadas entre sexta (09h-18h), sábado (09h-20h), e domingo – (11h-18h).

Fonte

Portugal produz mais de 1,8 milhões de toneladas de lixo no verão e APA lança alerta

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) alertou para o aumento significativo da produção de resíduos urbanos durante os meses de verão, revelando que esta é, ao contrário do que muitas pessoas pensam, a época do ano em que mais lixo é produzido em Portugal. Entre junho e setembro foram geradas mais de 1,8 milhões de toneladas de resíduos urbanos, sendo agosto o mês mais crítico, com mais de 480 mil toneladas produzidas em todo o país.

Perante estes números, a APA assinala o início da estação estival com uma nova fase da campanha “Vamos Lixar o Lixo”, uma iniciativa de sensibilização que pretende chamar a atenção para a importância da correta separação dos resíduos e da reciclagem durante o período de férias. A ação vai percorrer várias regiões do país ao longo de 18 dias, passando por Coimbra, Aveiro, Braga, Castelo Branco, Évora e Portimão.

Segundo a agência, os meses de julho e agosto continuam a ser os mais exigentes em termos de gestão de resíduos urbanos. O aumento das deslocações, das atividades de lazer, das férias em família e do consumo associado à época contribui para uma maior produção de lixo, tornando fundamental que os cidadãos mantenham hábitos de separação e reciclagem, mesmo fora da sua rotina habitual.

A APA sublinha que as férias não devem significar uma interrupção dos comportamentos ambientalmente responsáveis. A entidade defende que a correta separação dos resíduos permite garantir o seu adequado encaminhamento para reciclagem, contribuindo para reduzir os impactos ambientais associados ao aumento do consumo e da produção de lixo durante os meses mais quentes do ano.

A campanha de verão será desenvolvida através de um camião itinerante, designado “Roadshow”, que percorrerá diferentes cidades portuguesas com ações de informação, sensibilização e participação pública. O espaço móvel incluirá um questionário interativo para testar os conhecimentos dos visitantes sobre reciclagem e separação de resíduos, um simulador de consumo sustentável destinado a identificar o perfil de consumo de cada participante, oficinas de criação artística com materiais reciclados e diversas atividades lúdicas dirigidas a todas as idades.

Fonte