Thumbnail do vídeo

Olá Bom dia CMTV

De 19 de junho a 26 de julho, a. Agência Portuguesa do Ambiente vai andar de norte a sul de Portugal, na sua missão de sensibilização para a correcta separação de resíduos. Jogos, palestras, activações e muitas ofertas foi o que o repórter da CMTV, Ricardo Azevedo, encontrou em Coimbra. Nesta visita ao roadshow da APA foi ainda possível conversar com Ana Cristina Carrola, vogal do Conselho Diretivo desta instituição.

Thumbnail do vídeo

Now às 7

A Agência Portuguesa do Ambiente lançou a terceira fase da campanha que pretende alertar os portugueses para a importância de separar o lixo. Trata-se de uma iniciativa que passa por 6 cidades, tendo Coimbra como ponto de partida. Nesta rúbrica a equipa da Now visitou o espaço da APA e entrevistou Ana Cristina Carrola, vogal do Conselho Diretivo da APA.

Thumbnail do vídeo

Vox Pop Olá Bom dia CMTV

Em dia de estreia da selecção portuguesa, no mundial 2026, a CMTV foi saber junto dos fãs quais os seus hábitos de separação de resíduos. Neste dia em que os ânimos se podem exaltar, devemos estar particularmente atentos ao lixo que geramos.

Thumbnail do vídeo

Olá Bom dia CMTV

Sílvia Ricardo, diretora do departamento de resíduos da Agência Portuguesa do Ambiente, esteve no programa Olá Bom dia da CMTV, para esclarecer todas as questões sobre o roadshow “Vamos Lixar o Lixo”, que irá percorrer seis distritos do país com uma ação de informação e sensibilização.

Este roadshow integra um teste sobre o conhecimento da população sobre a adequada separação de resíduos, um simulador de consumo sustentável que identifica o perfil do consumidor, oficinas para a criação de obras de arte com materiais reciclados, ou jogos. Será de acesso gratuito e quem visitar terá acesso a variados brindes.

Agência do Ambiente alerta para urgência de separação adequada do lixo no verão

O camião itinerante “Vamos Lixar o Lixo” pretende sensibilizar para a importância de continuar a separação do lixo nos meses de calor: o verão de 2025 produziu mais de 1,8 milhões de toneladas.

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) alertou esta segunda-feira para a urgência de uma separação adequada do lixo nas férias de verão, altura em que mais se produzem resíduos urbanos, quase dois milhões de toneladas.

Assinalando o começo do verão, a APA, no âmbito da campanha se sensibilização “Vamos Lixar o Lixo”, que começou no início do ano, vai percorrer seis distritos do país com uma ação de informação e sensibilização, apontando que é agora que mais lixo se produz e agosto é o pior mês.

No ano passado, entre junho e setembro, foram produzidos mais de 1,8 milhões de toneladas de resíduos urbanos, sendo que apenas em agosto, Portugal produziu mais de 480 mil toneladas, justificou a APA num comunicado divulgado esta segunda-feira.

Sendo os meses de julho e agosto os mais críticos o novo momento da campanha quer alertar para a necessidade de uma separação adequada dos resíduos mesmo em modo de férias e promover comportamentos responsáveis.

“Neste período sazonal, em que famílias e amigos estão reunidos, em casa ou em passeio, não deve ser interrompida uma correta separação dos resíduos, de forma a reduzir o impacto ambiental”, salientou a APA no comunicado.

A nova ação da campanha “Vamos Lixar o Lixo” consiste num camião itinerante de onde partem iniciativas com as quais se convidam as comunidades a refletir sobre a importância da separação de resíduos.

“Ao contrário do que nos diz o senso comum, o verão é regularmente o período com maior produção de resíduos em Portugal. Este ano, é expectável que esta tendência se mantenha. No entanto, importa sublinhar que o lixo não faz pausa nem descansa durante o verão. Com esta ação, esperamos envolver as comunidades num problema que é de todos, do Algarve ao Minho,”, disse, citado no comunicado, o presidente da APA, José Pimenta Machado.

roadshow integra um teste sobre o conhecimento da população sobre a adequada separação de resíduos, um simulador de consumo sustentável que identifica o perfil do consumidor, oficinas para a criação de obras de arte com materiais reciclados, ou jogos. Integra ainda um “mural das desculpas”, com as desculpas muitas vezes apresentadas para não se separar corretamente os resíduos.

A campanha “Vamos lixar o lixo” continua até ao fim do ano.

A APA, um instituto público integrado na administração indireta do Estado, é a entidade responsável pela implementação das políticas de ambiente em Portugal, com competências de monitorização, planeamento e avaliação, licenciamento e fiscalização.

Fonte

Vem aí o verão e, com ele, demasiado lixo: no ano passado foram mais de 1,8 milhões de toneladas.

Agência Portuguesa do Ambiente lança ação de sensibilização para promover a reciclagem nos meses de férias. “O verão é regularmente o período com maior produção de resíduos em Portugal”.

Com a chegada do verão, entramos também no período mais crítico do ano para a produção de resíduos urbanos em Portugal. Entre junho e setembro do ano passado foram produzidas mais de 1,8 milhões de toneladas de lixo, segundo dados da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), que lançou esta segunda-feira (15 de junho) uma nova ação de sensibilização para promover a reciclagem durante a época das férias.

Só em agosto do ano passado foram geradas mais de 480 mil toneladas de resíduos urbanos, tornando-o o mês com maior volume de lixo produzido no país. “Ao contrário do que nos diz o senso comum, o verão é regularmente o período com maior produção de resíduos em Portugal. Este ano, é expectável que esta tendência se mantenha”, afirma o presidente da APA, José Pimenta Machado, citado em comunicado.

Perante este cenário, a agência alerta para a necessidade de manter hábitos de separação de resíduos mesmo durante as férias, quando muitas famílias alteram rotinas e passam mais tempo em viagens, praias ou convívios. “O lixo não faz pausa nem descansa durante o verão”, sublinha Pimenta Machado. “Com esta ação, esperamos envolver as comunidades num problema que é de todos, do Algarve ao Minho.”

Esta é uma iniciativa que faz parte da campanha nacional em curso, “Vamos Lixar o Lixo”, e terá como principal destaque um “roadshow” que percorrerá seis cidades do país ao longo de 18 dias. O objetivo é sensibilizar a população para a correta separação dos resíduos e para a redução do impacto ambiental associado ao aumento do consumo durante os meses mais quentes.

O camião itinerante passará por Coimbra, Aveiro, Braga, Castelo Branco, Évora e Portimão, oferecendo atividades dirigidas a diferentes públicos. Entre elas contam-se jogos educativos, workshops de reutilização de materiais reciclados, um simulador de consumo sustentável e um questionário sobre reciclagem.

Uma das ações mais visíveis será o chamado “mural das desculpas”, onde os participantes poderão identificar as razões mais frequentes apontadas para não separar corretamente os resíduos. A APA pretende usar esse exercício para desafiar os cidadãos a adotarem comportamentos mais responsáveis.

Paragens do “Roadshow”:

19 a 21 de junho – Coimbra 

26 a 28 de junho – Aveiro

3 a 5 de julho – Braga

10 a 12 de julho – Castelo Branco

17 a 19 de julho – Évora

24 a 26 de julho – Portimão

Fonte