“Vamos lixar o lixo”. Separação adequada no verão é urgente, alerta APA

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) alertou hoje para a urgência de uma separação adequada do lixo nas férias de verão, altura em que mais se produzem resíduos urbanos, quase dois milhões de toneladas.

Assinalando o começo do verão, a APA, no âmbito da campanha se sensibilização “Vamos Lixar o Lixo”, que começou no início do ano, vai percorrer seis distritos do país com uma ação de informação e sensibilização, apontando que é agora que mais lixo se produz e agosto é o pior mês.

No ano passado, entre junho e setembro, foram produzidos mais de 1,8 milhões de toneladas de resíduos urbanos, sendo que apenas em agosto, Portugal produziu mais de 480 mil toneladas, justificou a APA num comunicado hoje divulgado.

Sendo os meses de julho e agosto os mais críticos o novo momento da campanha quer alertar para a necessidade de uma separação adequada dos resíduos mesmo em modo de férias e promover comportamentos responsáveis.

“Neste período sazonal, em que famílias e amigos estão reunidos, em casa ou em passeio, não deve ser interrompida uma correta separação dos resíduos, de forma a reduzir o impacto ambiental”, salientou a APA no comunicado.

A nova ação da campanha “Vamos Lixar o Lixo” consiste num camião itinerante de onde partem iniciativas com as quais se convidam as comunidades a refletir sobre a importância da separação de resíduos.

“Ao contrário do que nos diz o senso comum, o verão é regularmente o período com maior produção de resíduos em Portugal. Este ano, é expectável que esta tendência se mantenha. No entanto, importa sublinhar que o lixo não faz pausa nem descansa durante o verão. Com esta ação, esperamos envolver as comunidades num problema que é de todos, do Algarve ao Minho,”, disse, citado no comunicado, o presidente da APA, José Pimenta Machado.

O ‘roadshow’ integra um teste sobre o conhecimento da população sobre a adequada separação de resíduos, um simulador de consumo sustentável que identifica o perfil do consumidor, oficinas para a criação de obras de arte com materiais reciclados, ou jogos. Integra ainda um “mural das desculpas”, com as desculpas muitas vezes apresentadas para não se separar corretamente os resíduos.

A campanha “Vamos lixar o lixo” continua até ao fim do ano.

A APA, um instituto público integrado na administração indireta do Estado, é a entidade responsável pela implementação das políticas de ambiente em Portugal, com competências de monitorização, planeamento e avaliação, licenciamento e fiscalização.

Fonte

Agência do Ambiente alerta para urgência de separação adequada do lixo no verão

No ano passado, entre junho e setembro, foram produzidos mais de 1,8 milhões de toneladas de resíduos urbanos.

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) alertou esta segunda-feira para a urgência de uma separação adequada do lixo nas férias de verão, altura em que mais se produzem resíduos urbanos, quase dois milhões de toneladas.

Assinalando o começo do verão, a APA, no âmbito da campanha se sensibilização “Vamos Lixar o Lixo”, que começou no início do ano, vai percorrer seis distritos do país com uma ação de informação e sensibilização, apontando que é agora que mais lixo se produz e agosto é o pior mês.

No ano passado, entre junho e setembro, foram produzidos mais de 1,8 milhões de toneladas de resíduos urbanos, sendo que apenas em agosto, Portugal produziu mais de 480 mil toneladas, justificou a APA num comunicado esta segunda-feira divulgado.

Sendo os meses de julho e agosto os mais críticos o novo momento da campanha quer alertar para a necessidade de uma separação adequada dos resíduos mesmo em modo de férias e promover comportamentos responsáveis.

“Neste período sazonal, em que famílias e amigos estão reunidos, em casa ou em passeio, não deve ser interrompida uma correta separação dos resíduos, de forma a reduzir o impacto ambiental”, salientou a APA no comunicado.

A nova ação da campanha “Vamos Lixar o Lixo” consiste num camião itinerante de onde partem iniciativas com as quais se convidam as comunidades a refletir sobre a importância da separação de resíduos.

“Ao contrário do que nos diz o senso comum, o verão é regularmente o período com maior produção de resíduos em Portugal. Este ano, é expectável que esta tendência se mantenha. No entanto, importa sublinhar que o lixo não faz pausa nem descansa durante o verão. Com esta ação, esperamos envolver as comunidades num problema que é de todos, do Algarve ao Minho,”, disse, citado no comunicado, o presidente da APA, José Pimenta Machado.

O ‘roadshow’ integra um teste sobre o conhecimento da população sobre a adequada separação de resíduos, um simulador de consumo sustentável que identifica o perfil do consumidor, oficinas para a criação de obras de arte com materiais reciclados, ou jogos. Integra ainda um “mural das desculpas”, com as desculpas muitas vezes apresentadas para não se separar corretamente os resíduos.

A campanha “Vamos lixar o lixo” continua até ao fim do ano.

A APA, um instituto público integrado na administração indireta do Estado, é a entidade responsável pela implementação das políticas de ambiente em Portugal, com competências de monitorização, planeamento e avaliação, licenciamento e fiscalização.

Fonte

Agência do Ambiente alerta para urgência de separação adequada do lixo no verão

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) alertou, esta segunda-feira, para a urgência de uma separação adequada do lixo nas férias de verão, altura em que mais se produzem resíduos urbanos, quase dois milhões de toneladas.

Assinalando o começo do verão, a APA, no âmbito da campanha de sensibilização “Vamos Lixar o Lixo”, que começou no início do ano, vai percorrer seis distritos do país com uma ação de informação e sensibilização, apontando que é agora que mais lixo se produz e agosto é o pior mês.

No ano passado, entre junho e setembro, foram produzidas mais de 1,8 milhões de toneladas de resíduos urbanos, sendo que apenas em agosto, Portugal produziu mais de 480 mil toneladas, justificou a APA num comunicado.

Sendo os meses de julho e agosto os mais críticos, o novo momento da campanha quer alertar para a necessidade de uma separação adequada dos resíduos mesmo em modo de férias e promover comportamentos responsáveis.

“Neste período sazonal, em que famílias e amigos estão reunidos, em casa ou em passeio, não deve ser interrompida uma correta separação dos resíduos, de forma a reduzir o impacto ambiental”, salientou a APA no comunicado.

A nova ação da campanha “Vamos Lixar o Lixo” consiste num camião itinerante de onde partem iniciativas com as quais se convidam as comunidades a refletir sobre a importância da separação de resíduos.

“Ao contrário do que nos diz o senso comum, o verão é regularmente o período com maior produção de resíduos em Portugal. Este ano, é expectável que esta tendência se mantenha. No entanto, importa sublinhar que o lixo não faz pausa nem descansa durante o verão. Com esta ação, esperamos envolver as comunidades num problema que é de todos, do Algarve ao Minho”, disse, citado no comunicado, o presidente da APA, José Pimenta Machado.

O “roadshow” integra um teste sobre o conhecimento da população sobre a adequada separação de resíduos, um simulador de consumo sustentável que identifica o perfil do consumidor, oficinas para a criação de obras de arte com materiais reciclados, ou jogos. Integra ainda um “mural das desculpas”, com as desculpas muitas vezes apresentadas para não se separar corretamente os resíduos.

A campanha “Vamos lixar o lixo” continua até ao fim do ano.


A APA, um instituto público integrado na administração indireta do Estado, é a entidade responsável pela implementação das políticas de ambiente em Portugal, com competências de monitorização, planeamento e avaliação, licenciamento e fiscalização.

Fonte

Thumbnail do vídeo

Bom dia CMTV

Nesta rúbrica que decorreu no programa “Bom dia”, da CMTV, os apresentadores Rúben Pacheco e Luciana Abreu explicaram a correcta separação de resíduos, enquanto preparavam uma receita de panquecas de banana. Desta forma, através dos ingredientes e suas embalagens esclareceram qual o ecoponto adequado para cada tipo de resíduo.

Esta iniciativa é um novo passo, na campanha de sensibilização da Agência Portuguesa do Ambiente “Vamos separar o lixo antes que o futuro se lixe”.

Três milhões de toneladas de resíduos acabam em aterros todos os anos

Em tempo de saldos, a ação da APA vai centrar-se em centros comerciais de várias cidades, chamando a atenção para o facto de mais de 50% dos resíduos produzidos serem depositados em aterros.

Três milhões de toneladas de resíduos acabam todos os anos em aterros, alertou esta segunda-feira, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) ao lançar a segunda fase de uma campanha de sensibilização para o problema do lixo.

Em tempo de saldos, a ação da APA vai centrar-se em centros comerciais de várias cidades, chamando a atenção para o facto de mais de 50% dos resíduos produzidos serem depositados em aterros.

“Vamos separar o lixo, antes que o futuro se lixe” é a palavra de ordem da nova campanha, com a qual a APA pretende alterar comportamentos e incentivar a separação de resíduos.

“A solução está ao alcance de todos e passa pela separação adequada dos resíduos que produzimos em casa (vidro, embalagens de plástico e metal, papel e cartão e biorresíduos), com vista ao seu posterior encaminhamento para reciclagem”, sublinhou a APA, em comunicado.

Nos centros comerciais, o stand da APA é um espaço informativo dedicado ao tema dos biorresíduos, que inclui uma área infantil com jogos e aprendizagem lúdica, bem como uma zona de quiz que desafia os conhecimentos sobre reciclagem.

Várias iniciativas vão decorrer até ao final do ano, com o mesmo propósito.

Fonte

Toneladas de resíduos acabam em aterros

Três milhões de toneladas de resíduos acabam todos os anos em aterros, alertou hoje a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) ao lançar a segunda fase de uma campanha de sensibilização para o problema do lixo.

m tempo de saldos, a ação da APA vai centrar-se em centros comerciais de várias cidades, chamando a atenção para o facto de mais de 50% dos resíduos produzidos serem depositados em aterros.

“Vamos separar o lixo, antes que o futuro se lixe” é a palavra de ordem da nova campanha, com a qual a APA pretende alterar comportamentos e incentivar a separação de resíduos.

“A solução está ao alcance de todos e passa pela separação adequada dos resíduos que produzimos em casa (vidro, embalagens de plástico e metal, papel e cartão e biorresíduos), com vista ao seu posterior encaminhamento para reciclagem”, sublinhou a APA, em comunicado.

Nos centros comerciais, o stand da APA é um espaço informativo dedicado ao tema dos biorresíduos, que inclui uma área infantil com jogos e aprendizagem lúdica, bem como uma zona de ´quiz´ que desafia os conhecimentos sobre reciclagem.

Várias iniciativas vão decorrer até ao final do ano, com o mesmo propósito.

Fonte