Campanha nacional da APA sobre reciclagem arranca em Coimbra
A Praça da República, em Coimbra, vai receber entre os dias 19 e 21 de junho uma ação de sensibilização da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) dedicada à correta separação de resíduos urbanos. A iniciativa integra a campanha nacional “Vamos Lixar o Lixo” e assinala o início do verão, período em que habitualmente se regista um aumento da produção de resíduos em Portugal.
A ação será desenvolvida através de um camião itinerante, designado “Roadshow”, que percorrerá seis distritos do país. Coimbra é a primeira paragem da iniciativa, que passará ainda por Aveiro, Braga, Castelo Branco, Évora e Portimão.
Durante os três dias, o espaço contará com diversas atividades dirigidas ao público, incluindo um questionário sobre separação de resíduos, um simulador de consumo sustentável, workshops de reutilização de materiais reciclados e jogos destinados a diferentes faixas etárias.
A iniciativa inclui também um “mural das desculpas”, onde serão reunidas algumas das justificações mais comuns para não reciclar, procurando incentivar comportamentos mais responsáveis na gestão dos resíduos.
Segundo a APA, entre junho e setembro de 2025 foram produzidas mais de 1,8 milhões de toneladas de resíduos urbanos em Portugal, sendo agosto o mês com maior volume registado, ultrapassando as 480 mil toneladas.
A campanha pretende alertar para a importância de manter a separação adequada dos resíduos também durante o período de férias, contribuindo para o seu encaminhamento para reciclagem e para a redução do impacto ambiental.
O “Roadshow” estará na Praça da República na sexta-feira, das 9h00 às 18h00, no sábado, das 9h00 às 20h00, e no domingo, das 11h00 às 18h00. A participação é gratuita.